Quem Somos

Conhecemos esta Quinta Velha há mais de um século.

Depois da vinha e do azeite, o Queijo de Azeitão conseguiu fixar as gentes rurais, conservando o rebanho de ovelhas saloias integrado na paisagem única do Parque Natural da Arrábida. Juntos escreveram uma história singular de pessoas e de um património colectivo, que ainda hoje é reconhecido pelo nome de "Quinta Velha - Queijeira". Por isso, agradecemos a todas as pessoas que connosco deram vida a esta Quinta, e sem as quais não teria sido possível assegurar a protecção e a promoção dos valores ecológicos, naturais, sociais e culturais. Tal como no passado, avançamos para o projecto Quinta Velha - Queijeira de mãos dadas com a comunidade local, pois sem as pessoas não conseguiremos vencer o desafio a que nos propomos.
Juntos vamos ser capazes de dar outra vez vida aos valores humanos, naturais, rurais e artesanais de que somos, afinal, detentores.

Revitalizámos a propriedade em si, definimos uma estratégia integrada para que os valores já referidos estejam sempre presentes e se tornem visíveis em cada actividade, acção ou comunicação. Assim, esta nova fase estrutura-se com um carácter formativo, sustentado nos valores históricos, culturais e dirigidos ao processo turístico, educativo e recreativo. Tal como no passado, recebemos visitas de estudantes e de turistas, hoje voltamos a abrir a Quinta Velha - Queijeira à sociedade com a convicção de que podemos contribuir para a construção de novos estilos de vida.

Em suma, trata-se de potenciar, em termos turísticos, o que de melhor existe no domínio do pensamento local e das políticas de desenvolvimento, com vista à preservação do património ecológico, social, recreativo e cultural. O objectivo é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e criar as estruturas de atracção turística e de revitalização que permitam às gerações actuais e futuras também existirem fora do contexto das grandes cidades.
Queremos partilhar este pedaço de história individual e colectiva com a certeza de que só um desenvolvimento sustentado nos pode permitir passar esta herança a outros.
Uma herança de valores regionais portugueses que queremos dar a conhecer para a preservar e valorizar, num espaço que é, afinal, de todos nós.

Co-financiado por: